27 de abr. de 2010

Forró - Um ritmo rico e envolvente!

Suas origens e sua história:


O forró e o samba, possuem as mesmas raízes, ou seja, ambos se originaram da mistura de influências africanas e européias. "Na música nordestina, um toque indígena, uma pitada européia, um tempero africano; é só degustar..." já citava um dos especialistas no assunto.

Porém, a origem da palavra forró é controversa. É certo que o ritmo nasceu no Nordeste e foi apresentado ao Sul do país por Luiz Gonzaga nos anos 40. Mas quando, onde e como ele apareceu lá no sertão ainda é, de certo modo, um mistério que vem dividindo muitos estudiosos e músicos.

A versão mais popular de sua origem, até transformada em canção por Geraldo Azevedo em 1982, "For All" Para Todos: a de que o nome viria dos dizeres "For All" (em inglês "para todos"). A frase vinha escrita nas portas dos bailes promovidos pelos ingleses em Pernambuco, no início do século, quando eles vieram para cá construir ferrovias. Se a placa estivesse lá era sinal de que todos podiam entrar na festa, regada a ritmos dançantes que prenunciavam o forró de hoje, e essa era a versão defendida por Luiz Gonzaga. Nestes bailes tocavam todos os tipos de música e também o ritmo precursor do forró atual.

Podemos didáticamente, dividir o forró em:

1. Como ritmo de dança e música: baião, xote, xaxado, côco, quadrilhas juninas:

· O baião: veio do lundu e era dançado em roda; um dos presentes intimava os outros a dançar por meio de umbigadas e toques de castanholas.

· O xote: ritmo de origem européia que surgiu dos salões aristocráticos da época da Regência - final do séc XIX. Saiu dos salões urbanos para incorporar-se às regiões rurais, onde muitas vezes aparece com outras denominações.

· O xaxado: o nome provém do som que os sapatos faziam no chão ao se dançar; é uma dança do agreste e sertão pernambucano, bailada inicialmente somente por homens, que remonta da década de 20. O acompanhamento era puramente vocal, melodia simples, ritmo ligeiro, e letra agressiva e satírica. Tornou-se popular pelos cangaceiros do grupo de Lampião.

· O côco: dança de roda do norte e nordeste do Brasil, fusão da musicalidade negra e cabocla.

· As quadrilhas juninas: são de natureza rural, da tradição européia, do culto ao fogo, anteriores ao cristianismo. No Brasil a festa é acompanhada de muita música e dança: a quadrilha (dança das Cortes européias), o baião, o xote entre outros.

2. Como estilo musical:

· Forró tradicional (estilo Luiz Gonzaga);

· Forró malícia (estilo Genival Lacerda);

· Forró Eletrônico ou "Oxentemusic" (estilo Mastruz com Leite);

· Forró universitário (estilo Falamansa).

O forró teve sua "primeira ressurreição" inicialmente em meados dos anos 90, com algumas alterações em relação ao seu perfil original com o surgimento de novos grupos musicais: "A maioria destes grupos se formou após a febre da lambada e a música que eles fazem é chamada de lambaforró.

A dança também se modificou, assimilando passos da lambada (principalmente os giros)" afirma Dominguinhos. A partir do ano 2000 houve uma segunda ressurreição do forró com o "forró universitário" surgido entre universitários de São Paulo e na região de Itaúnas no Espírito Santo, todos jovens que redescobriram o jeito romântico e melódico dos xotes de Luiz Gonzaga e começaram a surgir bandas hoje já reconhecidas como Falamansa, Rastapé e muitas outras.

A dança é "colada" e tem também variações afastadas e há um grande molejo de corpo. Podemos concluir, portanto, que o forró é um caldeirão de culturas de várias épocas e regiões que vai se modificando e se adaptando a cada geração.

Importante lembrar que forró inicialmente designava apenas a festa ou baile dançante e o local onde acontecia. Só mais tarde passou a ser também um gênero musical e de dança que engloba diversas variações. O gênero se espalhou por todo o país e hoje é quase uma paixão nacional.

3 comentários:

  1. nossa primeira apresentação!!! FORRÓ!!!
    mto gostoso d dançar!!!
    recomendoo..uahsauhsuahsuhas...

    ResponderExcluir
  2. Primeira apresentação ninguém esquece neh, ainda mais sendo esse ritmo que todos gostam FORRÓ!
    Acho que na dança de salão o ritmo mais conhecido é o forró, uma dança em que todos tem um pouco de conhecimento e conseguem desenvolver com facilidade sem precisar de aulas especificas. Esse ritmo é bem utilizado em musicas sertanejas, raizes... Bom, pra quem quer iniciar na dança de salão essa é uma ótima opção! :D

    Beijoss!

    ResponderExcluir